2016-05-31 - Quarenta anos de investimentos melhoraram as águas balneares da Europa


O relatório anual sobre as águas balneares hoje publicado demonstra que a legislação adotada e os investimentos consagrados às infraestruturas de tratamento das águas residuais e a outras medidas de redução da poluição valeram a pena. O relatório mostra também que a qualidade das águas balneares tem vindo a melhorar de forma constante ao longo do tempo e o resultado está à vista: 96 % das zonas balneares monitorizadas na União Europeia cumpriram os requisitos mínimos para a qualidade da água em 2015.
O relatório anual sobre as águas balneares da Agência Europeia do Ambiente (AEA) e da Comissão Europeia avalia a qualidade das águas balneares em 2015 e dá uma indicação quanto à qualidade esperada para 2016.
O relatório compila análises de amostras de água recolhidas em mais de 21 000 zonas balneares costeiras e interiores de toda a UE, da Suíça e da Albânia e indica se as águas foram ou não contaminadas por poluição fecal proveniente das águas residuais ou da agropecuária.
Enquanto 96 % das zonas balneares satisfazem os requisitos mínimos, 84 % atingem mesmo o nível «excelente», mais rigoroso. Várias grandes zonas turísticas e cidades como Blackpool, Copenhaga e Munique começam também a colher os benefícios dos investimentos realizados para melhorar as redes de esgotos: as zonas balneares estão mais limpas nas zonas portuárias, nas localidades fluviais e nas praias das proximidades.
O Comissário responsável pelo Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, afirmou: «96 % das águas balneares europeias têm uma qualidade aceitável e 84 % uma qualidade excelente. Este é o resultado de 40 anos de investimentos nas infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento. Um sinal de que a legislação europeia funciona bem e o exemplo perfeito de que um espaço económico altamente desenvolvido como o nosso pode igualmente produzir normas ambientais elevadas.»

http://europa.eu/rapid/press-release_IP-16-1759_pt.

Voltar
 
© 2013 - Oficina - Escola Profissional do Colégio das Caldinhas by gobox.pt
Financiado pela União Europeia