2016-09-22 - Nova abordagem para o fim das taxas de roaming na UE


Comissão chega a acordo sobre nova abordagem para o fim das taxas de roaming na UE em 2017 que funciona para todos os europeus.

Tal como anunciado pelo Presidente Juncker no seu discurso sobre o Estado da União, os membros do colégio discutiram um projeto revisto das regras necessárias para evitar abusos no fim das tarifas de roaming (itinerância), mantendo a data de junho de 2017 para o seu fim.

Foi debatida uma nova abordagem para a «utilização razoável» e chegou-se a acordo de que não devem ser impostos ao consumidor limites, em termos de tempo ou volume, aquando da utilização dos seus aparelhos móveis noutro país da UE.

Contexto
Há cerca de dez anos, a Comissão trabalha no sentido de reduzir as sobretaxas que os operadores de telecomunicações impunham aos clientes cada vez que estes transpunham uma fronteira e utilizavam o seu dispositivo móvel em férias ou durante as viagens de negócios. Desde 2007, as tarifas de itinerância diminuíram mais de 90 %. Em 2015, com base numa proposta da Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a acordo no sentido de pôr termo às tarifas de itinerância para as pessoas que viajam periodicamente na UE. O mecanismo de «itinerância como em casa», de acordo com o qual os clientes pagam tarifas nacionais, independentemente do local em que viajam na UE, tornar-se-á uma realidade para todos os viajantes europeus até junho de 2017.
Mais informação:
http://europa.eu/rapid/press-release_IP-16-3111_pt.

Voltar
 
© 2013 - Oficina - Escola Profissional do Colégio das Caldinhas by gobox.pt
Financiado pela União Europeia