2016-11-23 - PARLAMENTO EUROPEU APELA A MEDIDAS CONTRA PROPAGANDA RUSSA


O Parlamento Europeu aprovou uma resolução (não vinculativa) que apela às instituições europeias e aos 28 Estados-membros para reforçarem medidas contra a “guerra de propaganda e de desinformação” levada a cabo pela Rússia na Europa.

O voto foi feito com base num relatório muito crítico, tendo o eurodeputado austríaco do centro-esquerda, Eugen Freund, referido que “serve para explicar como várias entidades russas, tais como a Rússia TV, a agência de notícias Sputnik e outras, tentam influenciar o público na Europa”.

“O que querem é dividir as pessoas na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA), tentam minimizar o que os EUA ou a União Europeia (UE) está a fazer”, acrescentou.

O governo russo apressou-se a reagir, dizendo que a UE não pode querer dar lições de democracia e depois não aceitar concorrência de imprensa com outros pontos de vista.

O Presidente Vladimir Putin disse que “estamos a assistir a uma óbvia degradação, no sentido político da palavra, do que é o conceito de democracia na sociedade ocidental, neste caso ao nível do Parlamento Europeu”.

O relatório acusa a Rússia de manipular forças eurocéticas para desestabilizar a UE.

Uma ação que teria sido fomentada desde a anexação da região ucraniana da Crimeia pela Rússia, em 2014, nunca aceite pela UE.

http://pt.euronews.com/2016/11/23/parlamento-europeu-apela-a-medidas-contra-propaganda-russa?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+euronews%2Fpt%2Feuropa+%28euronews+-+europa+-+pt%29

Voltar
 
© 2013 - Oficina - Escola Profissional do Colégio das Caldinhas by gobox.pt
Financiado pela União Europeia