2016-11-18 - Plano de Investimento para a Europa garante 20 milhões para PME portuguesas


A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) assinou com o Fundo Europeu de Investimento (FEI), um acordo de garantia que lhe permitirá disponibilizar às empresas portuguesas com potencial de inovação, uma linha de financiamento no valor total de 20 milhões de euros. O acordo assinado beneficia do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), a peça central do Plano e Investimento para a Europa.

Ao abrigo deste novo acordo, o Montepio conseguirá conceder créditos atrativos a pequenas e médias empresas ao longo dos próximos dois anos.

A garantia do Fundo Europeu de Investimento é concedida ao abrigo do InnovFin, apoiado pelo Horizonte 2020, o programa-quadro da União Europeia para a Investigação e Inovação. A transação não teria sido executada tão prontamente sem o apoio do Plano de Investimento e ocorre após o anúncio a 24 de Outubro de um empréstimo de 20 milhões de euros entre o Montepio e o Banco Europeu de Investimento (BEI), também apoiado pelo Plano de Investimento.

Carlos Moedas, Comissário Europeu responsável pela área de Investigação, Ciência e Inovação, destacou que «apenas um mês depois do BEI e o Montepio terem assinado um acordo ao abrigo do Plano de Investimento, anunciamos hoje mais 20 milhões de euros para as empresas portuguesas. O Plano de Investimento da Comissão Europeia demonstrou ser um excelente recurso para estimular as PMEs inovadoras e start-ups, bem como para criar novos empregos e oportunidades de crescimento».
Pier Luigi Gilibert, presidente executivo do FEI, comentou: «A inovação é um fator-chave no fomento do crescimento e do emprego na economia europeia. A assinatura deste acordo com o Montepio é um exemplo claro de como o FEI, em conjunto com os bancos locais, pode ajudar as empresas inovadoras».
João Lopes Raimundo, Administrador do Montepio, explica que «através da assinatura deste acordo de garantia ao abrigo do InnovFin SME Guarantee, o Montepio pretende reconhecer, incentivar e apoiar Empresas com estratégias de desenvolvimento I&D, como investimentos na produção ou desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços - enquanto ativos de diferenciação e valorização».
Estas transações refletem o empenho da UE em lançar rapidamente iniciativas concretas ao abrigo do FEIE, acelerando o financiamento e garantindo operações capazes de impulsionar o emprego e o crescimento na UE.

Com mais este acordo, o Montepio reforça o leque de soluções financeiras à disposição das empresas, nomeadamente através da Solução Crescimento 2020, que visa, no seu conjunto, apoiar o desenvolvimento e a melhoria da competitividade das empresas portuguesas nas componentes de inovação, diferenciação, alargamento da atividade e procura de novos mercados.

Recorde-se que, com a Solução Crescimento 2020, o Montepio disponibiliza produtos que vão desde as garantias bancárias, à emissão de declarações para apresentação às entidades públicas no âmbito das candidaturas ao Portugal 2020, passando ainda por soluções mais complexas de financiamento a médio e longo prazo, para antecipação do recebimento dos apoios públicos e cobertura de necessidades de investimento a realizar, ou a linhas de crédito para fazer face a investimentos em práticas empresariais sustentáveis.

Voltar
 
© 2013 - Oficina - Escola Profissional do Colégio das Caldinhas by gobox.pt
Financiado pela União Europeia