2017-07-21 - Empresa de Guimarães é exemplo de investimento da União Europeia


No dia 24 de julho, a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, estará em Guimarães para explicar os benefícios do investimento europeu e para conhecer uma empresa que, com o apoio dos fundos europeus, conseguiu crescer e inovar – a Critical Materials.

Data:
24/07/2017 -
10:30 - 13:00
Local: Largo Cónego José Maria Gomes, Guimarães
A visita tem início com uma breve receção pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, às 10h30, no Largo Cónego José Maria Gomes (em frente à Câmara).

O financiamento e o contributo da União Europeia têm sido decisivos para que muitas empresas criem e mantenham empregos, ultrapassem desafios, cresçam, inovem e modernizem os seus modelos de negócio.

Trata-se de uma aposta no crescimento económico do País, já concretizado em numerosos casos. A Critical Materials é um deles. Com sede no AvePark, nas Taipas (Guimarães), esta empresa resulta da transferência de conhecimento tecnológico a partir da Universidade do Minho. É composta por uma equipa de 25 investigadores e engenheiros que desenvolvem soluções para diferentes setores: aeronáutica, aeroespacial, energia e infraestruturas.

O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) permitiu consolidar a empresa e estimular o seu crescimento ao nível do software/hardware e de novos mercados. O principal produto da empresa é o PRODDIA, uma ferramenta de gestão que avalia a condição material e a integridade estrutural de componentes críticos em aeronaves, turbinas eólicas e outras infraestruturas complexas.

A Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, e o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, serão recebidos por Gustavo Rodrigues Dias, CEO da Critical Materials, para conhecer o impacto real dos fundos europeus na empresa e, por consequência, na economia. O evento contará com a presença de outros empresários, académicos, investigadores e representantes de associações locais e nacionais.

Até agora, Portugal viu 15 projetos aprovados no âmbito do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos, o pilar financeiro do Plano de Investimento para a Europa, e foram acordados financiamentos a 1 314 pequenas e médias empresas, e startups.

O Plano de Investimento é apenas uma das várias iniciativas para concretizar a prioridade número um da Comissão Europeia: investimento para mais crescimento, emprego e inovação.

Programa - Os eventos são abertos à imprensa, devendo os jornalistas confirmar a participação para rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu

10h30 - A Chefe da Representação da Comissão Europeia, Sofia Colares Alves, e o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apresentam a estrutura gigante investEU, no Largo Cónego José Maria Gomes (em frente à Câmara), em Guimarães

12h00 – A Chefe da Representação da Comissão Europeia, Sofia Colares Alves, e o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, visitam um exemplo real do investimento europeu neste concelho, com uma visita à Critical Materials, no AvePark (Taipas, Guimarães).

Voltar
 
© 2013 - Oficina - Escola Profissional do Colégio das Caldinhas by gobox.pt
Financiado pela União Europeia