2017-07-31 - Criação da Academia Notre Europe – Instituto Jacques Delors


O Instituto Jacques Delors, o grupo de reflexão europeu fundado em 1996 pelo antigo Presidente da Comissão Europeia e presidido por Enrico Letta, Decano da Faculdade de Assuntos Internacionais do Instituto Science-Po e antigo Primeiro-Ministro italiano, cria a Academia Notre Europe — Instituto Jacques Delors.

A Academia é um local de formação, intercâmbio e partilha de conhecimentos sobre as políticas europeias. O seu objetivo é colocar à disposição dos jovens e de profissionais conhecimentos especializados sobre os assuntos europeus e a vasta rede de peritos e decisores políticos de alto nível que o Instituto Jacques Delors desenvolve há mais de 20 anos.

Este projeto envolve tarefas de informação e de formação ao longo da vida, caras ao Presidente fundador do Instituto.

Neste primeiro ano, a Academia está orientada para dois públicos, abrindo-se a outros destinatários nos próximos anos. A formação para o ano 2017/2018 é reservada a:

Jornalistas não iniciados em assuntos europeus, que terão acesso a peritos e a protagonistas da construção europeia através dos módulos concebidos para o efeito.
Jovens entre os 18 e os 26 anos, que beneficiarão gratuitamente do curso com oradores de alto nível.
É através de encontros com peritos em Assuntos Europeus e com decisores políticos, bem como de deslocações a Bruxelas, Estrasburgo, Roma e Berlim, que os participantes da Academia Notre Europe — Instituto Jacques Delors poderão adquirir um conhecimento mais aprofundado e debater a construção europeia e o seu futuro, criando relações sustentáveis entre si.

Entre os oradores da Academia encontram-se antigos comissários europeus, líderes de organizações internacionais e antigos ministros ou decisores europeus e nacionais de alto nível.

No seu primeiro ano de atividade, a Academia acolherá um grupo de cerca de 20 jornalistas e 20 jovens.

As candidaturas podem ser apresentadas através de um formulário em www.academienotreeurope.eu, de 12 de julho a 30 de setembro de 2017. A formação decorrerá entre novembro de 2017 e maio de 2018.

O programa destinado aos jovens de 18 a 26 anos terá lugar uma vez por mês, à sexta-feira, nas instalações do Instituto Jacques Delors em Paris.

Os módulos reservados aos jornalistas terão uma duração de 4 horas, também uma vez por mês, à sexta-feira, nas mesmas instalações.

Voltar
 
© 2013 - Oficina - Escola Profissional do Colégio das Caldinhas by gobox.pt
Financiado pela União Europeia